Chanfana à Moda de Coimbra: Receita Original na Caçoula de Barro

5
(15)

Chanfana à Moda de Coimbra

Chanfana à Moda de Coimbra: A Receita Original na Caçoula de Barro

A Alma da Tradição Beirã

A chanfana à moda de Coimbra é um tesouro nacional. Em primeiro lugar, esta receita é o símbolo máximo da hospitalidade beirã. Além disso, o segredo da sua riqueza reside no vinho tinto. De facto, a carne de cabra torna-se divinal após horas de cozedura lenta. Assim sendo, este prato garante um conforto profundo em cada garfada. Certamente, a utilização da caçoula de barro é obrigatória para o sucesso. Por consequência, o sabor será verdadeiramente ancestral.

O preparo exige tempo, mas é surpreendentemente simples. Por esse motivo, é o prato ideal para almoços festivos. Portanto, siga este guia tradicional com atenção agora. Com efeito, a carne ficará tão macia que se desfará na boca. Do mesmo modo, o molho será denso, escuro e muito aromático. Assim sendo, o resultado será digno dos melhores restaurantes de Coimbra. Certamente, todos os convidados ficarão rendidos hoje. De fato, comer bem é celebrar a vida.

Chanfana tradicional servida numa caçoula de barro preta com carne de cabra e vinho tinto
Tempo TotalRendimentoCalorias
4 horas6 porções450 kcal

📋 Ingredientes

  • 🐐 2kg de carne de cabra (ou ovelha) cortada em pedaços
  • 🍷 1 litro de vinho tinto de boa qualidade (preferencialmente da Bairrada)
  • 🥓 150g de banha de porco ou toucinho
  • 🧄 1 cabeça de alho inteira descascada
  • 🍃 3 folhas de louro e ramos de alecrim
  • 🧂 Sal, pimenta preta e colorau (pimentão doce) q.b.

👩‍🍳 Modo de Preparação

Preparando a Carne

1. Primeiro, coloque os pedaços de carne na caçoula de barro. Logo depois, adicione os dentes de alho ligeiramente esmagados. Nesse sentido, espalhe bem o sal, a pimenta e o colorau. Por consequência, a carne ficará bem temperada por igual. De facto, isso garante a base do sabor original. Portanto, certifique-se de que a carne está limpa e seca antes.

2. Em seguida, adicione as folhas de louro e o alecrim agora. Dessa maneira, o aroma herbal irá infiltrar-se na carne. Por outro lado, coloque pequenos pedaços de banha por cima de tudo. De facto, a gordura ajuda a suavizar a carne de cabra. Certamente, a combinação de especiarias será incrível. Assim sendo, a caçoula está pronta para receber o líquido.

O Cozimento Lento

3. Posteriormente, verta o vinho tinto com cuidado sobre a carne. Então, o vinho deve cobrir totalmente todos os pedaços agora. De facto, o vinho é quem cozinha e amacia as fibras. Além disso, não adicione água em momento algum. O equilíbrio da acidez é o foco. Por consequência, o molho ficará muito rico e aveludado.

4. Logo após, tape a caçoula com uma tampa ou papel de alumínio. Assim sendo, leve ao forno a lenha ou convencional pré-aquecido a 150ºC. Além disso, a temperatura deve ser baixa e constante. Certamente, o cozimento será muito lento e suave. Por consequência, a carne vai absorver todo o sabor. Finalmente, deixe cozinhar durante cerca de três a quatro horas.

Finalização e Repouso

5. Por conseguinte, verifique a maciez da carne após três horas. Com efeito, se a carne se soltar do osso, está pronta. Do mesmo modo, retire a tampa nos últimos 30 minutos. Certamente, isso ajuda a apurar e a escurecer o molho. Além disso, o sabor fica mais concentrado. Portanto, controle o forno para não secar demasiado.

6. Por fim, retire a chanfana do forno para repousar um pouco. Afinal, este prato ganha muito se for servido bem quente. Por esse motivo, acompanhe com batatas cozidas com pele. Do mesmo modo, o interior da caçoula estará bem suculento. Posteriormente, pode servir diretamente do barro hoje. De facto, a apresentação tradicional é imbatível.

7. Finalmente, sirva para toda a sua família este manjar único. Para concluir, saiba que a chanfana fica ainda melhor aquecida no dia seguinte. Certamente, ela será a sua especialidade favorita sempre. Por consequência, você manterá viva uma tradição secular. Aproveite sua chanfana agora.

💡 Dicas Extras

  • 🏺 Use sempre uma caçoula de barro preto de Molelos. Pois ela mantém o calor por muito tempo. Além disso, dá um sabor autêntico.
  • 🍷 O vinho tinto deve ser encorpado e seco. Visto que ele é o ingrediente principal do molho.
  • 🥬 Acompanhe com grelos cozidos. Certamente, o amargor do vegetal contrasta bem com a riqueza da carne.

❓ Perguntas Frequentes

Pode usar carne de cordeiro?
Sim, mas a receita original exige cabra velha. Ou seja, o sabor será mais suave com cordeiro.

Precisa marinar de véspera?
Não é obrigatório, mas ajuda muito. Por isso, se tiver tempo, deixe a marinar 12 horas no frigorífico.

Classifique nossa Receita

Clique nas estrelas

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?